Pular para o conteúdo
Carreira Pública

Q5620 – Nutrição – Fundação Getulio Vargas 2012

1Q5620

Nutrição

A Portaria Ministerial nº 154, de 24 de janeiro de 2008, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e, entre os profissionais previstos a integrarem as equipes do NASF, está o nutricionista, o qual deverá prioritariamente atuar nos âmbitos familiar e comunitário. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

  • I. A atenção nutricional individualizada deverá ser apoiada pelo nutricionista do NASF de maneira indireta, a partir de suas funções de planejamento, organização, elaboração de protocolos de atendimento e de encaminhamento, formação e educação continuada dos profissionais de saúde das Equipes de Saúde da Família de sua área de abrangência.
  • II. O nutricionista deverá atuar em consonância com os demais profissionais do NASF e das equipes de Saúde da Família e com a área/setor responsável pela gestão das ações de alimentação e nutrição no município, visando qualificar a atenção à saúde e melhorar a sua resolubilidade.
  • III. O nutricionista deverá atuar de forma efetiva sobre os determinantes dos agravos e dos distúrbios alimentares e nutricionais que acometem a população local, contribuindo, assim, para a segurança alimentar e nutricional da população atendida.

Questões de Nutrição relacionadas