Pular para o conteúdo
Carreira Pública

Q3869 – Processo Legislativo – Fundação Getulio Vargas 2008

1Q3869

Processo Legislativo

O Presidente da República remete projeto de lei, em regime de urgência, para regular fatos relacionados à Segurança Pública. Após o trâmite normal na Câmara dos Deputados, o projeto ingressa no Senado Federal. Consoante as normas regimentais aplicáveis, avalie as afirmativas abaixo:

  • I. Após leitura e distribuição às Comissões competentes, somente poderá receber emendas na primeira comissão constante do despacho, em cinco dias.

  • II. O projeto será apreciado, sucessivamente, pelas comissões.

  • III. As Comissões deverão apresentar pareceres até o vigésimo quinto dia contado do recebimento do projeto no Senado.

  • IV. Após a votação da matéria, a redação final das emendas deverá ser apresentada em, no máximo, cinco dias, ao plenário do Senado.

  • V. Não concluída a votação no prazo de até quarenta e cinco dias do recebimento do projeto, ele será incluído na Ordem do Dia e sobrestará a deliberação sobre as demais matérias, até ultimada a sua votação.

  • (A) se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

  • (B) se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

  • (C) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • (D) se somente as afirmativas I, IV e V estiverem corretas.

  • (E) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

A Constituição Federal estabelece que a União representará o Brasil nas relações internacionais. Por outro lado, também confere competência exclusiva ao Congresso Nacional para resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais. Nessa linha, no âmbito do Senado, quanto à tramitação, avalie as afirmativas a seguir:

  • I. O ato internacional deverá ser acompanhado de cópia autenticada do texto em português e inglês, não sendo necessária mensagem de encaminhamento.
  • II. O projeto será lido, publicado, distribuído em avulsos e remetido à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
  • III. A Comissão receberá emendas no prazo de cinco dias a contar da distribuição dos avulsos.
  • IV. Após a apresentação das emendas, deve a Comissão opinar sobre o projeto no prazo improrrogável de quinze dias.
  • V. Publicado o parecer e as emendas e distribuídos os avulsos, decorrido o interstício regimental, a matéria será incluída na ordem do dia.

Questões de Processo Legislativo relacionadas