Pular para o conteúdo
Carreira Pública

CAPÍTULO IX – Da Produção, da Comercialização, do Abastecimento e da Armazenagem

Art. 35 da Lei da Política Agrícola

Lei nº 8.171/1991 · texto compilado e atualizado em 26/10/2026

Art. 35. As vendas dos estoques públicos serão realizadas através de leilões em bolsas de mercadorias, ou diretamente, mediante licitação pública.

§ 1º Fica a Conab autorizada a promover a venda direta de produtos oriundos de estoques públicos adquiridos com amparo no caput e no § 6º do art. 31 desta Lei e na Lei nº 14.628, de 20 de julho de 2023, para atendimento de programas e ações de abastecimento e segurança alimentar.

Incluído pela Lei nº 15.490, de 2026

§ 2º A venda direta a que se refere o § 1º deste artigo poderá ter como beneficiários a microindústria e a pequena indústria de alimentos, a microempresa e a pequena empresa dedicadas ao varejo alimentar, cooperativas e associações.

Incluído pela Lei nº 15.490, de 2026

§ 3º Ato conjunto dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Fazenda definirá, a partir de subsídios técnicos elaborados pela Conab:

Incluído pela Lei nº 15.490, de 2026

I os critérios para adesão e credenciamento dos beneficiários de que trata o § 2º deste artigo;

Incluído pela Lei nº 15.490, de 2026

II a metodologia de preços da venda direta a que se refere o § 1º deste artigo, que terá como referência preços de mercado.

Incluído pela Lei nº 15.490, de 2026

Texto compilado para estudo. Em caso de divergência, vale a publicação oficial. Fonte oficial

Ler a lei completa

Cobrada nos concursos