Ano:2022Banca:Fundação Getulio VargasÓrgão:Controladoria-Geral da UniãoProva:FGV - 2022 - CGU - Auditor Federal de Finanças e Controle - Área Contabilidade Pública e Finanças (Tarde)
Em determinado exercício, um Município diminuiu a alíquota do IPTU, o que provocou uma redução de 10% da receita arrecadada.
O Município contabilizou a renúncia da receita no momento da arrecadação.
Dado que a receita realizada é de R$ 500.000, os lançamentos contábeis são os seguintes:
| (A) | No momento do reconhecimento do fato gerador: | No momento do reconhecimento do fato gerador: |
|---|---|---|
| D-Créditos Tributários a receber | R$ 450.000 | |
| C-Impostos sobre o Patrimônio e a Renda | R$ 450.000 | |
| No momento da arrecadação: D-Receita a realizar | R$ 450.000 | |
| C-Receita realizada | R$ 450.000 | |
| (B) | No momento do reconhecimento do fato gerador: | No momento do reconhecimento do fato gerador: |
| D-Créditos Tributários a receber | R$ 500.000 | |
| C-Impostos sobre o Patrimônio e a Renda No momento da arrecadação: | R$ 500.000 | |
| D-Receita a realizar | R$ 500.000 | |
| C-Receita realizada | R$ 500.000 | |
| (C) | No momento do reconhecimento do fato gerador: | No momento do reconhecimento do fato gerador: |
| D-Créditos Tributários a receber | R$ 450.000 | |
| C-Impostos sobre o Patrimônio e a Renda | R$ 450.000 | |
| No momento da arrecadação: D-Receita a realizar | R$ 450.000 | |
| D-Dedução da Receita realizada (IPTU) | R$ 50.000 | |
| C-Receita realizada | R$ 500.000 | |
| (D) | No momento do reconhecimento do fato gerador: | No momento do reconhecimento do fato gerador: |
| D-Créditos Tributários a receber | R$ 450.000 | |
| D-Dedução da Receita | R$ 50.000 | |
| C-Impostos sobre o Patrimônio e a Renda No momento da arrecadação: | R$ 500.000 | |
| D-Receita a realizar | R$ 500.000 | |
| C-Receita realizada | R$ 500.000 | |
| (E) | No momento do reconhecimento do fato gerador: | No momento do reconhecimento do fato gerador: |
| D-Créditos Tributários a receber | R$ 450.000 | |
| C-Impostos sobre o Patrimônio e a Renda No momento da arrecadação: | R$ 450.000 | |
| D-Receita a realizar | R$ 500.000 | |
| C-Dedução da Receita realizada (IPTU) | R$ 50.000 | |
| C-Receita realizada | R$ 450.000 |