Pular para o conteúdo
Carreira Pública

Q142791 – História – Centro de Seleção da UFG 2022

1Q142791

História

Leia os trechos a seguir.

Portugal levou a cabo a incorporação de novas possessões entre o início do século XV e o final do período quinhentista. A primeira tomada territorial extraeuropeia concretizou-se em 1415 […].

CARDIM, Pedro; MIRANDA, Susana. A expansão da Coroa portuguesa e o estatuto político dos territórios. In: GOUVÊA, Maria de Fátima; FRA- GOSO, João Luís Ribeiro (orgs.). O Brasil Colonial, vol. 2 (ca. 1580 - ca. 1720). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, p. 51-106.

A chegada de quase 8.000 migrantes irregulares [...] evidenciou duas questões, ambas já conhecidas dos dois lados da fronteira. Uma delas é que ficou demonstrada a capacidade de desestabilização que a situação no Marrocos pode ter em relação à Espanha.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-05-18/pere-grinacao-as-cegas-ate-as-portas-de-ceuta.html. Acesso em: 8 abr. 2022.

A duas fontes se referem ao mesmo território, porém, em momentos distintos da história. Esse lugar corresponde à

Questões de História relacionadas