As lesões induzidas por agentes físicos, químicos e biológicos seguem arcabouço conceitual distinto em patologia, e o dano térmico (queimadura) é uma das formas mais prevalentes de injúria tecidual aguda com profundo impacto sistêmico. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. A administração precoce de ácido ascórbico (vitamina C) em altas doses reduz a permeabilidade capilar e o vazamento plasmático em queimaduras extensas, podendo reduzir o volume de ressuscitação necessário.
II. O fenol líquido é agente cáustico alcalino, e por isso seu mecanismo é classicamente saponificação da gordura com afinidade alta por tecido adiposo profundo.
III. Quick clot (zeólito) e outros agentes hemostáticos ativadores da cascata coagulatória são classificados como agentes hemostáticos biológicos, pois sua ação depende exclusivamente de células vivas e tecidos orgânicos, sem qualquer relação com a ativação física ou química da coagulação.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.