Pular para o conteúdo
Carreira Pública

Q135295 – Cirurgia de Cabeça e Pescoço – Instituto Access 2026

1Q135295

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A reposição hidroeletrolítica e a adequada oferta calórico-proteica modulam diretamente o balanço nitrogenado, o risco de complicações infecciosas e o prognóstico do paciente cirúrgico. Considerando esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A reposição de potássio não deve ser iniciada antes de correção adequada de magnésio, pois hipomagnesemia funcionalmente impede a recuperação da atividade da Na/K-ATPase e perpetua a perda renal de potássio.

II. Em paciente séptico cirúrgico com hiperlactatemia, meta central não é "normalizar o lactato" isoladamente, mas restaurar fluxo e DO2 efetivo (resgate de perfusão), sendo a correção apenas do número bioquímico (sem correção hemodinâmica) ineficaz e potencialmente enganosa.

III. A oferta proteica para o paciente cirúrgico crítico deve equivaler, em média, a 1,3−2,0 g/kg/dia, com início precoce (preferencialmente enteral) para minimização da perda muscular e mitigação de imunoparalisia.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.

Questões de Cirurgia de Cabeça e Pescoço relacionadas