Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais de pequeno porte realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS), como a retirada de cistos sebáceos ou suturas simples, exigem cuidados de enfermagem no período perioperatório. A segurança do paciente fundamenta-se na prevenção de infecções e no manejo adequado do jejum em situações específicas de sedação. Acerca dos cuidados de enfermagem cirúrgica na Atenção Primária, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) O tempo de jejum recomendado para líquidos claros, como água e chás sem resíduos, é de duas horas antes de procedimentos que envolvam sedação leve ou bloqueio anestésico local extenso.
(__) A técnica de escovação das mãos (degermação) para auxílio em pequena cirurgia deve durar no mínimo trinta minutos, utilizando exclusivamente álcool a noventa por cento em jatos de alta pressão.
(__) A retirada de pontos de sutura em feridas limpas da face deve ocorrer preferencialmente entre o quinto e o sétimo dia para minimizar a formação de cicatrizes inestéticas e marcas de tensão.
(__) O curativo compressivo inicial em locais de biópsia cutânea deve ser mantido seco por vinte e quatro horas, orientando-se o usuário sobre os sinais de flogose que indicam infecção secundária.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: